Cadê o pai dessa criança?
Helena Queiroz
A mãe dessa criança certamente está sobrecarregada, equilibrando diversos pratinhos em algum lugar enquanto assegura que as crianças estejam bem cuidadas e alimentadas. Por outro lado, o pai não está em milhares de certidões de nascimento e também não está presente em muitos lares- quando está, nem sempre exerce o papel de cuidador para os filhos.
Quando pensamos num homem enquanto "pai ausente", sobre o que estamos falando? O que significa ser pai? Qual é o papel de um pai? Será um privilégio não suportar o peso emocional de ter um filho e simplesmente ir embora? É possível ser pai e mãe ao mesmo tempo? Existe realmente a figura do pai ausente? Alguém pode não ter pai?
Bem, mesmo que eu quisesse, não poderia responder a todas essas perguntas. No entanto, um fato é claro: pela sua ausência, a figura paterna se tornou presente em toda essa reflexão e no psicológico de muitas pessoas. Para as pessoas que desconhecem a figura do pai, falar sobre os efeitos dessa falta é primordial.
Por outro lado, parece razoável afirmar que os debates sobre parentalidade precisam incluir mais a perspectiva masculina. Para que as mulheres possam dividir responsabilidades e, consequentemente, vivenciar uma parentalidade mais leve, é essencial que os homens possam curar suas próprias feridas e, finalmente, assumir o papel paterno.








